Mônica Pinheiro iniciou sua carreira como advogada, em 2004, do departamento de garantias públicas da então Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação, onde teve a oportunidade de participar de grupos de cooperação técnica com demais agências de crédito à exportação mundiais, bem como de grupo de trabalho interministerial sobre anticorrupção no âmbito internacional (OCDE). Tendo foco das suas atividades as áreas de defesa e aeronáutica, buscou viabilizar projetos com a análise da concessão de ativos intangíveis como garantia à concessão do seguro de crédito à exportação, fruto do aprofundamento dos seus estudos em Propriedade Intelectual na pós-graduação da PUC-Rio.
Já como analista de negócios do canal de entretenimento da maior programadora de canais da América Latina (Multishow – Globosat), atuava na negociação e elaboração de minutas e controle do fluxo dos contratos nacionais com artistas e produtoras, além da gestão das marcas do Canal.
Em 2008 passou a integrar o departamento jurídico da Petrobras, tendo, inicialmente, atuado junto à Diretoria de Internacional. Teve a oportunidade, em 2012, de migrar para a Gerência de propriedade intelectual e de atendimento ao Centro de Pesquisas, passando a gestora da área em 2015. Sua atuação incluiu, dentre outros, análise e negociação de contratos de licenciamento de marcas, transferência de tecnologia, licenciamento de patentes, know-how e direitos autorais.
Dotada de notória criatividade, característica ressaltada por seus clientes internos, teve atuação relevante junto à busca por eficiência, qualidade e inovação. Mônica teve a oportunidade de participar do início da transformação digital da petrolífera, assessorando projetos estratégicos como o Conexões para Inovação – viabilizando a participação da Petrobras em ambientes de startups, a exploração do uso da tecnologia blockchain e, ainda, como idealizadora de projeto de Legal Design e Visual Law, pilares da transformação digital no Departamento Jurídico da Petrobras.
Em 2020 afastou-se da Petrobras e, após um período sabático, assumiu a posição de sócia do escritório Pitanga Bastos Advogados, responsável pelas áreas de Proteção De Ativos Imateriais – Marcas, Direitos Autorais e Software e Privacidade e Proteção de Dados (LGPD).
Associações Profissionais
Formação Acadêmica
Publicações, Prêmios e Reconhecimentos
PITANGA BASTOS é um escritório de advocacia especializado em Comunicação e Conteúdo, conferindo suporte aos clientes em todo o território brasileiro e no exterior.
© Copyright 2024 Pitanga Bastos Advogados | Política de Privacidade